SINDSEP Institucional

Leis de Ouricuri

segunda-feira, 7 de junho de 2021

SINDSEP PEDE MAIS APOIO E PROTEÇÃO PARA OS SERVIDORES DA SAÚDE

 


 

Ofício nº. 048/2021

 

Ouricuri-PE, 07 de junho de 2021

 

À

Ilma. Sra. Secretária Municipal de Saúde de Ouricuri

MD Gardielle Dayane Bernardino Andrade

 

 

Senhora Secretária,

 

Pelo presente, solicitamos de V. Sª. as providências necessárias para adequar as condições de trabalho dos servidores às normas de segurança e prevenção contra o covid-19 para que seja possível oferecer um melhor serviço de saúde à população.

O SINDSEP vem recebendo denúncias de irregularidades encontradas em Unidades Básicas de Saúde – UBSs que prejudicam o funcionamento adequado, bem como colocam em risco a saúde dos profissionais e dos munícipes.

No geral, é preciso que a Secretaria busque padronizar os locais de trabalho e ofereça em todas as UBSs as mesmas condições de funcionamento, não pode em uma unidade ter e em outra faltar.

O objeto principal deste documento é atender a demanda dos profissionais que fazem parte da equipe de saúde bucal, conforme segue:

1)   RECOMENDAÇÃO:

1.   pia para lavagem das mãos

2.   janelas nas salas

3.   caixa perfuro cortante

4.   saco de lixo hospitalar

5.   autoclave

6.   equipamentos sem ferrugem

7.   teto e paredes sem infiltração, mofo e cupins

8.   armários e bancadas para guarda de insumos e instrumentais

9.   lixeira com pedal e de tamanho adequado

10.               cadeira odontológica com estofado sem rasgos,  com refletor e cuspideira

11.               ar condicionado adequado

12.               portas nas salas

13.               colete de chumbo para as radiografias

14.               esterilização de canetas de alta e baixa rotação

15.               boa iluminação na sala, preferencialmente lâmpadas led fria

16.               tomadas de energia para evitar o uso de extensão que acumula fios no chão do consultório e pode sobrecarregar apenas uma tomada e causar incêndios e danificar os aparelhos

17.               máscara N95 para os profissionais com distribuição semanal

18.               atendimento odontológico em todas as UBSs

 

2- IRREGULARIDADES DENUNCIADAS:

 

ü UBS Tamboril: infiltração no teto, mofo, infestação de cupins, quantidade de máscaras faciais distribuídas não atende a demanda dos servidores.

 

ü UBS José Pimentel: rachaduras nas paredes e o ar condicionado danificado.

 

3- REIVINDICAÇÕES:

 

ü Correção das irregularidades denunciadas pelos servidores das UBS citadas;

ü Padronização da estrutura física e logística de todas as UBSs em equipamentos e aparelhos;

ü Concessão do adicional de insalubridade para os servidores que desempenham funções de risco, como por exemplo as Auxiliares de Saúde Bucal;

 

Por fim, solicitamos uma reunião com a presença de V. Sª, representantes desta Entidade Sindical e das Auxiliares de Saúde Bucal para conversarmos sobre o teor deste documento e quais desdobramentos possíveis.

Cordialmente,

 Dhone Monteiro Galvão-Presidente 

Espedita Ribeiro da S. Lopes-Secretária Geral





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