Ofício
nº. 048/2021
Ouricuri-PE, 07 de junho de 2021
À
Ilma.
Sra. Secretária Municipal de Saúde de Ouricuri
MD
Gardielle Dayane Bernardino Andrade
Senhora Secretária,
Pelo presente, solicitamos
de V. Sª. as providências necessárias para adequar as condições de trabalho dos
servidores às normas de segurança e prevenção contra o covid-19 para que seja
possível oferecer um melhor serviço de saúde à população.
O SINDSEP vem
recebendo denúncias de irregularidades encontradas em Unidades Básicas de Saúde
– UBSs que prejudicam o funcionamento adequado, bem como colocam em risco a
saúde dos profissionais e dos munícipes.
No
geral, é preciso que a Secretaria busque padronizar os locais de trabalho e
ofereça em todas as UBSs as mesmas condições de funcionamento, não pode em
uma unidade ter e em outra faltar.
O objeto principal deste
documento é atender a demanda dos profissionais que fazem parte da equipe de
saúde bucal, conforme segue:
1) RECOMENDAÇÃO:
1.
pia
para lavagem das mãos
2.
janelas
nas salas
3.
caixa
perfuro cortante
4.
saco
de lixo hospitalar
5.
autoclave
6.
equipamentos
sem ferrugem
7.
teto
e paredes sem infiltração, mofo e cupins
8.
armários
e bancadas para guarda de insumos e instrumentais
9.
lixeira
com pedal e de tamanho adequado
10.
cadeira
odontológica com estofado sem rasgos, com refletor e cuspideira
11.
ar
condicionado adequado
12.
portas
nas salas
13.
colete
de chumbo para as radiografias
14.
esterilização
de canetas de alta e baixa rotação
15.
boa
iluminação na sala, preferencialmente lâmpadas led fria
16.
tomadas
de energia para evitar o uso de extensão que acumula fios no chão do
consultório e pode sobrecarregar apenas uma tomada e causar incêndios e
danificar os aparelhos
17.
máscara
N95 para os profissionais com distribuição semanal
18.
atendimento
odontológico em todas as UBSs
2- IRREGULARIDADES DENUNCIADAS:
ü UBS Tamboril: infiltração no teto, mofo, infestação de
cupins, quantidade de máscaras faciais distribuídas não atende a demanda dos
servidores.
ü UBS José Pimentel: rachaduras nas paredes e o ar condicionado
danificado.
3- REIVINDICAÇÕES:
ü Correção das
irregularidades denunciadas pelos servidores das UBS citadas;
ü Padronização da
estrutura física e logística de todas as UBSs em equipamentos e aparelhos;
ü Concessão do
adicional de insalubridade para os servidores que desempenham funções de risco,
como por exemplo as Auxiliares de Saúde Bucal;
Por fim, solicitamos
uma reunião com a presença de V. Sª, representantes desta Entidade Sindical e
das Auxiliares de Saúde Bucal para conversarmos sobre o
teor deste documento e quais desdobramentos possíveis.
Cordialmente,
Espedita Ribeiro da S. Lopes-Secretária Geral
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