SINDSEP Institucional

Leis de Ouricuri

quarta-feira, 18 de setembro de 2024

NOTA PÚBLICA SOBRE REALIZAÇÃO DE EVENTOS DE PARTIDOS POLITICOS DENTRO DO SINDSEP NO PERÍODO ELEITORAL

 



NOTA PÚBLICA DO SINDSEP/OURICURI SOBRE A

INDEPENDÊNCIA SINDICAL E CORRENTES POLÍTICAS

 

Sempre respeitando a liberdade e necessidade de pessoas se organizarem em grupos políticos na luta por um mundo melhor. Por um lado, há o entendimento de que tal relação seja prejudicial para os interesses da categoria, que no extremo, expressa uma ideologia apartidária, contrária a qualquer interferência e/ou contribuição externa na política sindical. Por outro lado, há o entendimento de que se pode haver contribuição positiva de correntes políticas externas à categoria, conquanto a máquina sindical não esteja direcionada a atender os interesses de tais grupos, algumas vezes até prejudicando a própria categoria.

As correntes e partidos políticos se fazem presentes no cotidiano da sociedade, cada qual com seus interesses e objetivos diferentes, o que pode ser positivo ou negativo. Entendemos que tal relação é positiva a partir do momento em que o grupo político tenha intenção de contribuir com o movimento sindical e negativa quando pretende dominá-lo para fins específicos que prejudicam a categoria.

Temos posição crítica e contrária a tal tipo de dominação, devendo o sindicato sempre ter independência política de qualquer grupo político que seja. Não se pode admitir que o sindicato seja palco de disputas políticas partidárias que estimulem a violência e a intolerância.

Em nossa categoria, temos servidores militantes e simpatizantes de várias correntes e partidos, cada qual com seu perfil, objetivo e forma de atuação. Não nos cabe aqui diferenciar e qualificar o tipo de atuação de cada grupo, mas sim caracterizar os principais vícios e práticas que devem ser combatidas, sem contudo cair no radicalismo intolerante apartidário.

A partir do momento em que o sindicato atua vinculado a interesses específicos de partidos políticos que não atendem aos anseios dos sindicalizados perde a sua essência sindical.

As manifestações, protestos e greves durante as várias gestões municipais ao longo da nossa história foram deliberações da categoria em assembleia geral, independente de qual corrente partidária fosse o gestor, a luta era feita com afinco pela categoria.

O SINDSEP ao longo de dos seus 24 anos de fundação tem se distanciado da política partidária em respeito ao seu Estatuto Social que determina a sua autonomia frente aos partidos políticos para resguardar a sua isenção e imparcialidade nas negociações diretas com as gestões democraticamente eleitas pelo voto popular.

Temos sempre que ficar alertas para que a honrosa história do nosso sindicato não seja manchada por interesses inescrupulosos. Por isso, decidimos suspender temporariamente durante o período eleitoral as locações dos espaços físicos da Entidade Sindical (Auditório e Clube) para atividades políticas partidárias.

O ideal é que os grupos políticos possam sempre contribuir na política sindical, com propostas e ideias, sendo eleitos busquem fortalecer as políticas públicas de valorização do funcionalismo.

A luta da classe trabalhadora é muito árdua e difícil para permanecermos insistindo em atritos, divisões e práticas viciadas que não emancipam a classe trabalhadora em geral, mas sim que apenas nos atrasam. Nesse sentido, o SINDSEP não é inimigo dos políticos, muito pelo contrário queremos a união de todos os bons políticos na construção de uma sociedade melhor para todos.

 

Ouricuri, 01 de agosto de 2024

 

Agradecemos a compreensão de todos,

 

A Diretoria Sindical

terça-feira, 10 de setembro de 2024

PRESTAÇÃO DE CONTAS DO SINDSEP - NOVEMBRO DE 2023


Como funciona a prestação de contas do sindicato?

O sindicato deve prestar contas aos associados das contribuições sindicais periodicamente. A prestação de contas é um ato administrativo e burocrático que deve ser uma rotina no âmbito do sindicato. Isso porque as receitas vêm dos servidores associados e o seu uso é para melhorar as políticas sindicais e reivindicar as causas da categoria.

O Sindicato tem um Conselho Fiscal formado por seis pessoas, eleitas através de eleição direta e periódica pelos servidores filiados  para analisar a aplicação das contribuições que são utilizadas para custear as despesas de funcionamento das atividades sindicais.

A administração financeira é feita pela Diretoria Sindical que elabora mensalmente seus balancetes que são publicados no Portal da Transparência do SINDSEP e enviados à TSCON - Contabilidade e Assessoria que faz a declaração junto à Receita Federal e aos demais órgãos de controle estatal.

A Secretaria de Finanças é responsável pelas prestações de contas e anualmente apresenta na assembleia geral para apreciação dos sindicalizados.


ACOMPANHE A PRESTAÇÃO DE CONTAS DO SINDSEP 
VEJA COMO ESTÃO SENDO APLICADAS AS CONTRIBUIÇÕES SINDICAIS


PARA TER ACESSO AOS BALANCETES DE OUTROS MESES
CLIQUE NO LINK ABAIXO:

-CLIQUE NO LINK DESEJADO-