A Prova Brasil e o Sistema Nacional de
Avaliação da Educação Básica (Saeb). São avaliações para diagnóstico do Inep/MEC
e têm o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema
educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários
socioeconômicos.
Nos testes aplicados na quarta e oitava
séries (quinto e nono anos) do ensino fundamental, os estudantes respondem a
itens (questões) de língua portuguesa, com foco em leitura, e matemática, com
foco na resolução de problemas. No questionário socioeconômico, os estudantes
fornecem informações sobre fatores de contexto que podem estar associados ao
desempenho.
Professores e diretores das turmas e
escolas avaliadas também respondem a questionários que coletam dados
demográficos, perfil profissional e de condições de trabalho.
As médias de desempenho nessas
avaliações também subsidiam o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação
Básica (Ideb), ao lado das taxas de aprovação nessas esferas.
A média do Brasil foi 37%, de Pernambuco foi de 19% e de Ouricuri 14%.
SAEB/2011: CONHEÇA OS RESULTADOS DAS
ESCOLAS MUNICIPAIS DE OURICURI:
1) MOYSES MENDES DA COSTA (N. SRA. DE
FÁTIMA)
-Português: 5º ano-23%
-Matemática 5º ano-17%
2) SÃO SEBASTIÃO (CENTRO)
-Português: 5º ano-23%
-Matemática 5º ano-14%
3) BALDOMIRO PEDRO DA SILVA (N.SRA. DO
CARMO)
-Português: 5º ano-21%
-Matemática 9º ano-12%
4) MINERVINO DAMASCENO COELHO (SANTA
MARIA)
-Português: 5º ano-20%
-Matemática 5º ano-11%
5) MANOEL DELMONDES DE ARAUJO
-Português: 5º ano-20% e 9º ano-4%
-Matemática 5º ano-5% e 9º ano-2º
6) PROFESSORA MARIA DAS GRAÇAS (N. SRA.
DE FÁTIMA)
-Português: 5º ano-16%
-Matemática 5º ano-3%
7) FRANCISCO GOMES MONTEIRO
-Português: 5º ano-14%
-Matemática: 5º ano-12%
8) ALTINA MARIA DE ALMEIDA (JATOBÁ)
-Português: 5º ano-9% e 9º ano-4%
-Matemática: 5º ano-3% e 9º ano-0%
9) ANISIO COELHO (CAPELA DE SÃO BRAZ)
-Português: 5º ano-8%
-Matemática 5º ano-20%
10) DR. ULISSES GUIMARÃES
-Português: 5º ano-8%
-Matemática 5º ano-7%
11) JOAQUIM MANOEL DA SILVA (SANTA RITA)
-Português: 5º ano-8%
-Matemática 5º ano-0%
12) SEBASTIÃO MELQUIADES DA SILVA (SANTA
RITA)
-Português: 5º ano-6%
-Matemática 5º ano-0%
13) GINÁSIO SÃO PEDRO (BARRA DE SÃO
PEDRO)
-Português: 9º ano-5%
-Matemática 9º ano-0%
14) GALDÊNCIO ALVES (POVOADO DO JACARÉ)
-Português: 5° ano-4% e 9º ano-4%
-Matemática: 5° ano-0% e 9º ano-0%
15) ESCOLA RURAL OURICURI
-Português: 5º ano-0%
-Matemática 5º ano-0%
16) JOÃO NENEM DE MACEDO (POVOADO DO
LOPES)
-Português: 9° ano-0%
-Matemática: 9º ano-0%
17) JOAQUIM ANGELIM FILHO (ALTO PARAISO)
-Português: 5° ano-0%
-Matemática: 5º ano-0%
Censo Escolar
O Censo Escolar é uma pesquisa que tem por objetivo fazer um amplo
levantamento sobre as escolas de educação básica no país.
Algumas informações coletadas:
1.
Escolas: Infraestrutura disponível (local de
funcionamento, salas, tipo de abastecimento de água e de energia elétrica,
destinação do lixo, esgoto sanitário), dependências existentes (diretoria,
secretaria, cozinha, tipo de sanitário, laboratórios, acessibilidade, quadra de
esporte, parque infantil), equipamentos (computadores, acesso à Internet,
aparelhos de TV, DVD, antena parabólica), etapas e modalidades de escolarização
oferecidas; organização do ensino fundamental; localização, dependência
administrativa, mantenedora e tipo de escola privada, escolas privadas
conveniadas com o poder público, dentre outras.
2.
Alunos: Sexo, cor/raça, idade, etapa e
modalidade de ensino que frequenta, nacionalidade, local de nascimento, turma
que frequenta, utilização de transporte escolar, tipo de deficiência, dentre
outras.
3.
Docentes,
auxiliares/assistentes educacionais, profissionais/monitores de atividade
complementar, tradutores/intérprete de Libras: sexo, cor/raça, idade, escolaridade (formação: nível e curso,
instituição formadora), etapa e modalidade de ensino de exercício, turma de
exercício, disciplinas que ministra, nacionalidade, função que exerce, dentre outras.
4.
Turmas: tipo de turma (escolarização,
atividade complementar, classe hospitalar, unidade de internação, unidade
prisional, atendimento educacional especializado - AEE), horários de início e
de término, modalidade, etapa, disciplinas, dentre outras.
Os dados são coletados por meio de um sistema de acesso via Internet
denominado Educacenso e ficam armazenados em um computador central nas
dependências do lnep em Brasília.
O Censo Escolar é realizado anualmente. O período de coleta é definido
por portaria, e, nos últimos anos, o início da coleta tem sido a última
quarta-feira do mês de maio, nomeada como o Dia Nacional do Censo Escolar. Essa
data de referência foi escolhida para se adequar ao calendário escolar de um
país com a grandeza e a diversidade do Brasil.
Para identificar a situação de
rendimento escolar dos alunos informados ao Censo Escolar, é feita uma segunda
coleta, também com período definido por portaria, que, em geral, ocorre no
início do ano seguinte à coleta da primeira etapa. Nessa coleta, as escolas
informam se o aluno foi aprovado, reprovado ou deixou de frequentar a escola.
Responsabilidades
As autoridades do Poder Executivo dos Estados, do Distrito Federal e dos
Municípios, de acordo com suas respectivas competências, são responsáveis pela
exatidão e fidedignidade das informações prestadas ao Censo Escolar.
Os dados
só podem ser lançados no sistema Educacenso com a identificação do informante,
que está sujeito à Lei de Improbidade Administrativa - Lei nº 8.429/1992, caso
os dados declarados sejam falsos, imprecisos ou não possam ser confirmados.
Ressalte-se, entretanto, que o sistema
Educacenso controla todos os acessos mediante o CPF do informante, de modo que
o Governo Federal estuda mecanismos legais específicos com o objetivo de
responsabilizar o agente público que, por ação ou omissão, dolosa ou culposa,
contribua direta ou indiretamente para inserção de dados incorretos no
Educacenso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário