O SINDSEP realizou na quinta-feira, dia 7 de setembro uma manifestação em defesa do retroativo salarial para todos os servidores.
O protesto foi aprovado na 4ª Assembleia Geral Extraordinária e na oportunidade foi deliberada a proposta da prefeitura de pagar o retroativo em 4 parcelas, somente para os professores, excluindo os demais servidores.
Essa proposta foi reprovada pelos servidores, inclusive com o apoio maciço dos professores.
Foi aprovada uma contraproposta que concordava com o parcelamento em quatro vezes, desde que fosse pago para todos os servidores. Porém, o gestor recusou, alegando não ter dinheiro.
Apesar dos esforços da Diretoria do SINDSEP junto ao Governo de sensibilizar o Prefeito Ricardo Ramos de pagar a todos os servidores e assim, valorizar o funcionalismo e reconhecer o direito desses trabalhadores, porém o esforço foi em vão, não fomos ouvidos ou atendidos.
O SINDSEP organizou com desvelo o protesto.
Os membros da Diretoria deram inúmeras entrevistas nas rádios sobre o assunto, reforçando a importância da participação dos filiados na manifestação.
Foi bastante divulgado em carro de som e nas redes sociais através da internet.
Foram confeccionados faixas e cartazes com palavras de ordem.
Apesar de tudo isso, a participação dos filiados ainda foi bastante tímida.
O retroativo salarial para todos os servidores continuará na pauta permanente do SINDSEP e estamos estudando uma possível ação judicial contra a Prefeitura de Ouricuri cobrando o pagamento do retroativo salarial.
Analisando mais profundamente a ausência da maioria dos servidores no protesto concluímos que o medo de eventuais retaliações, perseguições e represálias por parte do governo contra os participantes explicaria o baixo número de filiados presentes na manifestação.
Isso acontece mesmo depois do SINDSEP realizar inúmeras oportunidades de conscientização de que participar de atividades sindicais é um direito previsto na lei, inclusive o protesto em si que aconteceu em um feriado nacional, não haveria nenhuma penalidade. Sem falar nos direitos constitucionais de ir e vir, da liberdade do pensamento e da liberdade de expressão.
A lição que tiramos é que falta muito ainda para os servidores se libertarem desse medo para criarmos uma cultura de cidadania no âmbito do SINDSEP.
Por fim, PARABÉNS AOS PARTICIPANTES! É assim que se constrói uma sociedade mais igualitária, justa e democrática.
Nenhum comentário:
Postar um comentário