|
|
|
|
Esta tabela não está em vigor em virtude do congelamento salarial imposto pelas Gestões Municipais |
A Prefeitura de Ouricuri congelou os salários dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combates às Endemias. Esses servidores estão sem reajuste salarial desde 2014, quando foi definido o salário base em R$1.014,00.
Todos os servidores estão recebendo os reajustes anuais, enquanto que os ACSs e ACEs ficaram sem seus reajustes.
A Gestão Municipal alega que esses servidores tem seus salários reajustados pelo Governo Federal.
Na visão do SINDSEP esse argumento é injusto e ilegal, considerando que a Constituição Federal, no art. 37, inciso X, garante esses reajustes:
Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte: (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)
X - a remuneração dos servidores públicos e o subsídio de que trata o § 4º do art. 39 somente poderão ser fixados ou alterados por lei específica, observada a iniciativa privativa em cada caso, assegurada revisão geral anual, sempre na mesma data e sem distinção de índices; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998) (Regulamento)
O SINDSEP vem desde de 2015 reivindicando junto ao município os reajuste salariais para as categorias ACSs e ACEs visto que esses servidores estão com seus vencimentos defasados desde de 2014.
Calculando as perdas dos ACSs e ACEs já registram defasagem de 321 reais nos seus vencimentos básicos para os servidores nas faixas salariais iniciais. No entanto, a maioria dos ACSs e ACEs já possuem muito tempo de serviço, ou seja, estão nas faixas salariais finais, o que dobra a defasagem.
É preocupante a situação desses servidores, uma vez que salário é considerado verba alimentar, perdendo o poder de compra, afeta substancialmente a qualidade de vida desse servidor e por consequência de sua família.
Já foram enviados diversos ofícios ao Prefeito Ricardo Ramos cobrando os reajustes e reuniões para tratar do assunto, porém o prefeito não atendeu aos pedidos até agora.
O Sindicato já elaborou as tabelas, conforme postadas acima, com valores atualizados conforme reajustes já concedidos pelo Governo Federal. Essas tabelas foram enviadas ao Governo Municipal, mas até o presente momento, não se manifestou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário