quinta-feira, 10 de maio de 2012

SERVIDORES PREJUDICADOS COM CONSTANTES ATRASOS NO PAGAMENTO DE SALÁRIOS PELA PREFEITURA DE OURICURI


LOGOMARCA OFICIAL DA PREFEITURA DE OURICURI

Em Ouricuri atraso no pagamento dos servidores sempre foi marca registrada de várias administrações. 
O atual Prefeito Ricardo Ramos vinha pagando em dia, desde que assumiu em janeiro de 2009 os salários eram efetuados até no máximo dia 4 de cada mês. Contudo, já a vários meses os servidores efetivos vem recebendo com atraso.
O pagamento do mês de abril/2012 por exemplo até a publicação desta matéria ainda não havia sido efetuado pela Prefeitura. 
Segundo o Governo Municipal o atraso se deu por conta dos reajustes salariais dos professores e agentes comunitários de saúde. Enquanto isso, servidores de outras categorias ficam sem receber seus vencimentos.
A Prefeitura de Ouricuri poderia imitar outros municípios e pagar por secretaria, assim como faz o Governo do Estado de Pernambuco. Quando algum reajuste fosse concedido a uma determinada categoria as outras não seriam prejudicadas. 
Será que isso é tão difícil de fazer? 
Acreditamos que não, quando se tem respeito ao funcionalismo.
Diante dos constantes atrasos no pagamento os servidores ficam revoltados, pois são impedidos de realizar seus compromissos financeiros. 
Os servidores reclamam e como razão do atraso por causa um enorme prejuízo com taxas e juros, além dos constrangimentos junto aos seus credores. 
O fato é que os servidores não sabem dizer qual a data de pagamento, pois todo mês tem uma surpresa desagradável. Por conta disso, sãos ridicularizados por serem funcionários da prefeitura. Isso prejudica a auto estima do servidor público e afeta o seu rendimento profissional. Perde o trabalhador, mas perde também a sociedade.
O mais grave e injusto é com os servidores da zona rural e de outros municípios que se deslocam grandes distâncias para receberem seus salários e honrarem seus compromissos e são prejudicados pelo atraso no pagamento.
Essa situação é bastante preocupante, pois estamos vivenciando um ano de eleição municipal. A triste história política de Ouricuri mostra que quando o prefeito perde a re-eleição deixa de pagar os salários dos servidores (outubro, novembro, dezembro, décimo terceiro, parcelas do empréstimo consignado, repasses das contribuições previdenciários do FUNPREO), enfim, o caos toma de conta do município e os servidores sofrem com o descaso. 
Estamos atentos e se preciso for solicitaremos da justiça o bloqueio das contas da prefeitura afim de garantir os pagamentos devidos, assim com já fizemos em outras gestões.
O SINDSEP defende a implantação de um calendário de pagamento com os 12 salários, 13° salário e 1/3 de férias com datas pré-definidas e rigorosamente cumpridas. É possível fazer isso com uma equipe competente e com recursos materiais adequados.
O pagamento em dia daria segurança aos servidores no momento de se comprometerem com alguma dívida. A fatura do cartão de crédito, dos boletos, das duplicatas, das contas em geral tem data, então por não adotar uma data para pagamento dos salários dos servidores, assim como faz os as prefeituras organizadas. 
Isso é possível, basta vontade política e competência administrativa.




Nenhum comentário:

Postar um comentário