segunda-feira, 9 de abril de 2018

PROFESSORES SUSPENDEM GREVE E CONCORDAM COM CONTINUIDADE DE NEGOCIAÇÃO EM MAIO PELOS 3,81%


No dia 3 de abril, o SINDSEP realizou a 2ª Assembleia Geral Extraordinária para discutir a segunda proposta de reajuste salarial do Governo Municipal para os professores. 
A primeira proposta foi de 1,81%, esta rejeitada na assembleia do dia 15 de março, onde foi aprovada pelos professores a deflagração de greve geral a começar no dia 4 de abril.
A luta dos professores é pelo percentual de 6,81% definido pelo MEC para este ano como reajuste do piso salarial nacional do magistério. 
A assembleia teve uma grande participação de professores, mas também de servidores de outras secretarias em apoio à luta dos docentes.
A nova proposta foi construída depois de forte pressão da Diretoria do SINDSEP junto ao Governo Municipal. 
O SINDSEP mobilizou os professores, fez uma ampla divulgação da campanha salarial nos meios de comunicação e solicitou o engajamento dos vereadores(as) nessa luta. 
A Câmara Municipal organizou então uma relevante reunião tripartite (executivo-legislativo-sindicato) para discutir a questão. 
O encontro durou cerca de quatro horas. O governo ofereceu um nova proposta de reajuste salarial para todos os professores de 2,5% retroativo a janeiro. 
O sindicato rejeitou, mas abriu espaço para continuidade das negociações. Reafirmou o percentual de 6,81% e diante das circunstâncias propôs que levaria à assembleia o percentual de 3%, nada menos que isso e que defenderia o percentual diante dos professores com o compromisso tripartite de no mês de maio/2018 voltar - todos - a sentar, fazer contas e resolver a pendência do percentual restante de 3,81%.
Diante do compromisso firmado, a Presidenta do SINDSEP Didi Ribeiro convocou os professores para uma nova assembleia no dia 3 de abril. O Procurador Municipal Dr. Wilker esteve presente representando o Prefeito Ricardo Ramos. O Procurador apresentou a proposta do governo de 3%, retroativo a janeiro. Falou  que o Prefeito estava ciente do compromisso através dos vereadores e que no mês de maio as negociações serão retomadas.
Como parte do compromisso firmado, a Diretoria do SINDSEP pediu aos professores que suspendessem a greve e concordassem com o reajuste salarial de 3%. Reafirmou que no mês de maio/2018 o SINDSEP vai cobrar os 3,81% pendentes.
Houve uma intensa participação dos professores, se posicionando contra e a favor, discursos inflamados defendendo as opiniões, mas ao final, encerrada a discussão foi a proposta colocada em votação, sendo aprovada pela maioria dos docentes a suspensão da greve e o reajuste parcial de 3%. 
Há de se registrar que um boa parte dos professores contrários aos 3% e favoráveis à greve se retiraram do local sem votar nas propostas.
A Presidenta do SINDSEP Didi Ribeiro encerrou a assembleia, agradeceu a presença de todos e pediu a união dos professores nessa luta. Disse que dentro de uma democracia devemos acatar a decisão da maioria. Lamentou que alguns filiados se retiraram antes do momento final de votação, que a divisão não ajuda em nada a categoria, pelo contrário, enfraquece a luta pelos direitos. Mas o SINDSEP existe para defender a todos e assim seguirá a sua trajetória na ampliação de direitos e preservação das conquistas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário