quinta-feira, 1 de março de 2018

SINDSEP SE REÚNE COM SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E COBRA REAJUSTE SALARIAL E MELHORIAS DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS SERVIDORES


A Diretoria do SINDSEP se reuniu com representantes da Secretaria de Educação-SEDUC para tratar sobre os reajustes e melhorias nas condições de trabalho dos servidores.
Participou também da reunião a Sta. Geunice dos Santos (Representante do Conselho de Educação).

Na oportunidade o SINDSEP cobrou as seguintes ações:

1-Cumprimento do Plano Municipal de Educação, principalmente no que tange ao número máximo de alunos por sala e aula.
O SINDSEP vem recebendo diversas denúncias de salas de aula com super lotação. Isso prejudica o ensino aprendizagem e adoece os professores.
A SEDUC vai buscar formas de adequar o número de alunos, que já doram tomadas medidas para reduzir as salas multisseriadas e a nucleação de escolas visa resolver essas e outras questões.
Nesse momento, o SINDSEP se colocou a favor da nucleação desde que seja feita dentro da lei e respeitando os aspectos da educação no campo, que a escola seja de boa qualidade, implantada em local estratégico na área de moradia da maioria dos estudantes e de suas famílias, levando em conta a identidade histórico-cultural dos educandos.

2-A implantação de calendário de concessão de licença-prêmio. 
O SINDSEP pediu a SEDUC que estabeleça critérios claros para concessão das licenças e cria um calendário por escola.
A SEDUC comprometeu-se em conceder as licenças, priorizando os servidores com mais tempo de serviço e principalmente os em fase de aposentadoria.

3-Limpeza dos ambientes escolares, principalmente a capinação do mato e remoção de entulho.
A SEDUC informou que já foram inciados os trabalhos de limpeza.

4-Reajustes salariais dos servidores.
A Presidenta do SINDSEP Sra. Didi Ribeiro pediu apoio para ajudar nas negociações junto ao Prefeito Ricardo Ramos, com o objetivo de agilizar os reajustes para evitar paralisações do ano letivo por conta de eventuais greves.
A Secretária de Educação Sr. Eliana Guedes disse que vai falar com o prefeito sobre o assunto e se colocou à disposição do Sindicato.
5-Falta de transporte escolar
O SINDSEP levou essa preocupação com o transporte escolar e as várias denúncias sobre a paralisação dos carros por falta de pagamento dos motoristas. Essa situação prejudica brutalmente os alunos que perdem muita aula durante todo o ano letivo.
A SEDUC vai fazer uma reunião com os motoristas e cobrar a responsabilidade deles em cumprir com o transporte dos alunos durante os dias letivos. Também vai averiguar a questão da regularidade dos pagamentos.

6- Curso de formação para vigias
A Presidente do SINDSEP pediu que a secretaria oferecesse curso para os vigias das escolas com ênfase nas atribuições do servidor.
A Secretária disse que vai organizar um encontro com os vigias para conscientizá-los acerca do seu relevante papel profissional no cotidiano escolar. 

7-Instalação de câmera de vigilâncias nos pátios das escolas
O SINDSEP apurou que vem ocorrendo muitos casos de violência dentro das escolas, como agressões e até mesmo furtos. As câmeras inibiria e até mesmo ajudaria identificar os agressores, para eventuais medidas.
A Secretária disse que a ideia era muito boa, mas que não tinha dinheiro no momento para implantar o monitoramento das escolas por câmeras.

8-Recreio em todas as escolas
A Presidenta do SINDSEP levou ao conhecimento da Secretária de Educação que algumas escolas não dão recreio e que essa situação é ilegal. Pois o recreio é um direito dos alunos e dos docentes de acordo com o CNE.
A SEDUC vai abordar na próxima reunião com os diretores das escolas e cobrar a adequação do ambiente escolar e consequentemente realização do recreio.

9-Melhoria na iluminação das escolas
A Presidenta do SINDSEP disse que vários professores que trabalham no turno noturno reclamaram da qualidade da iluminação dentro das salas. Os professores disseram que as lâmpadas são fracas e prejudica a visibilidade, principalmente dos alunos em relação ao quadro negro.
A SEDUC vai solicitar da Secretaria de Obras a manutenção e melhoria da iluminação das escolas.

O SINDSEP fez uma avaliação da reunião e considerou como positivo o encontro, onde foi celebrado diversos compromissos, visando a melhoria das condições de trabalho dos servidores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário