sexta-feira, 29 de junho de 2018

PROFESSORES CONQUISTAM REAJUSTE INTEGRAL DO PISO DE 6,81%

O SINDSEP realizou Assembleia Geral Extraordinária nesta sexta-feira(29) para discutir a nova proposta de reajuste salarial do piso do magistério oferecida pelo Governo Municipal.
A reunião aconteceu no Auditório do SINDSEP e contou com a presença de muitos professores.
Inciou-se às 10:30h com a leitura do Edital de Convocação pelo Secretário de Comunicação Luiz Arcenio. 
Em seguida a Presidenta do SINDSEP Expedita Ribeiro fez a abertura da reunião e passou a palavra à Secretária Geral Fagna Leide, que fez a leitura da ata da assembleia anterior. Como não houve manifestação contrária, a ata foi aprovada.
A Presidenta apresentou a pauta da assembleia a ser deliberada. Disse que a Campanha Salarial 2018 atingiu o objetivo. Conquistando os reajustes salariais para todas as categorias, sendo de 1,81% para os servidores ainda no mês de março, retroativo a janeiro. Incluindo os ACSs e ACEs que estavam sem reajuste salarial desde 2014. Reajuste de 3% para os professores, retroativo a janeiro. 
A partir daí o governo municipal, que havia se comprometido em no mês de maio retomar as negociações, passou a ficar em silêncio, apesar das várias tentativas do SINDSEP cobrando o restante do reajuste salarial para os professores de 3,81%.
A Presidenta explicou que diante do silêncio do governo, decidiu convocar assembleia, que aprovou calendário de manifestações em defesa da lei do piso, com paradas todas as quartas-feiras e manifestações de rua. Além de ocupar a Câmara de Vereadores todas as terças-feiras durante a sessão. 
Dia 13/6 em frente a prefeitura com ocupação do prédio; dia 20/6 na Praça Frei Damião com denúncias públicas contra a gestão e no dia 27/6 passeata pelas principais ruas. Ainda visitação às escolas, onde comprovou-se adesão total dos professores às paradas.
No dia 26/6, pela manhã, o Prefeito Ricardo Ramos convidou a diretoria do Sindicato para uma reunião, que durou cerca de duas horas. Ao final o prefeito firmou compromisso com o SINDSEP de pagar o reajuste de 3,81% aos professores e parte do retroativo salarial. À noite, na Câmara de Vereadores, a Presidenta divulgou da tribuna os detalhes da proposta aos professores presentes e pediu aos vereadores apoio na votação do projeto de lei quando for enviado pelo executivo nos termos do acordo firmado.
Os professores que compareceram no SINDSEP na manhã do dia 27/6 decidiram cancelar a passeata e aguardar a decisão da assembleia marcada para o dia 29/6. 
Na assembleia, a Presidenta colocou a proposta em discussão. Alguns professores se manifestaram contrários e a maioria se posicionou favorável a proposta.
A votação confirmou a tendência pela aprovação da proposta do governo. Sendo 2% de reajuste em julho, com retroativo a junho e de 1,81% a partir de outubro.
O Projeto de Lei já esta na Câmara Municipal e deverá ser votado em sessão extraordinária ainda a ser combinada a data.
A Diretoria do SINDSEP irá fiscalizar o cumprimento do acordo, os cálculos dos reajustes e dos retroativos.
A Diretoria considera positiva as conquistas de 2018 e parabeniza os filiados que lutaram bravamente pelos seus direitos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário