quarta-feira, 13 de junho de 2018

PROFESSORES OCUPAM PREFEITURA DE OURICURI NA LUTA PELOS 3,81%


O SINDSEP juntamente com os professores da rede municipal de ensino de Ouricuri, em cumprimento ao Calendário de Manifestações aprovado pela assembleia geral extraordinária do dia 8 de junho, saiu às ruas na manhã desta quarta-feira(13).
Os professores se encontraram na Sede do SINDSEP por volta das 9 horas da manhã, em seguida saíram em caminhada até a Sede da Prefeitura de Ouricuri, onde permaneceram por duas hora. 
O SINDSEP levou um carro de som, onde os manifestantes puderam usar o microfone e falar sobre questões relacionadas à educação. Foram discursos duros contra a gestão municipal. Os docentes fizeram relatos da precariedade das escolas, das más condições de trabalho que enfrentam no dia a dia e da falta de apoio logístico e pedagógico.
Ao final do protesto, os professores decidiram ocupar a Sede da Prefeitura. Encontraram o Gabinete do Prefeito Ricardo Ramos fechado e com a luzes apagadas.
O objetivo do SINDSEP era ser recebido pela gestão municipal, onde faria a reivindicação do reajuste salarial de 3,81% que faz parte do cumprimento da lei do piso salarial do magistério. 

Para este ano o MEC determinou o percentual de 6,81%, o governo já concedeu 3% em março, com efeito retroativo a janeiro e se comprometeu com os professores de em maio voltar a negociar o restante de 3,81%.
O Procurador Municipal Dr. Wilker havia levado à Câmara Municipal no dia 12/6, à noite, um projeto de lei concedendo os 3,81%  fatiado em três parcelas: 1% em junho, 1% em outubro e 1.81% em dezembro, SEM RETROATIVO.
O envio do projeto sem discussão com a categoria revoltou os professores. Diante das manifestações contrárias dos professores presentes, a Presidenta da Câmara Municipal Vereadora Adelúcia Clea suspendeu a sessão por 30 minutos e convidou os Diretores do SINDSEP e os representantes da Prefeitura, juntamente com os demais vereadores para uma reunião interna, onde foi apresentado pelo governo o projeto e as justificativas. 
A Diretoria do SINDSEP contra argumentou, dizendo ser um projeto vazio, que prejudica os professores e que não teria a menor chance de ser aprovado em assembleia. 
O governo recuou e não protocolou o projeto, ficou acordado de rediscutir os termos. O SINDSEP pediu que o projeto não seja colocado em pauta até que finde as negociações e seja aprovado em assembleia pela categoria.
A sessão da Câmara foi reiniciada, foi facultada a palavra a Presidenta do SINDSEP Didi Ribeiro, que discursou na tribuna, fez uma explanação das negociações e um breve relato das condições enfrentadas pelos professores nas escolas municipais. Reafirmou a luta pelos 3,81% e convidou todos para participarem das manifestações em defesa da educação, sendo bastante aplaudida.


 PRÓXIMA PARADA
QUARTA-FEIRA, 
DIA 20 DE JUNHO
MANIFESTAÇÃO
PRAÇA FREI DAMIÃO
19 HORAS





Nenhum comentário:

Postar um comentário