terça-feira, 14 de setembro de 2010

A IMPORTÂNCIA DE DORMIR BEM

Bom para a saúde e essencial para o bom funcionamento de nosso organismo, o sono é muito mais do que um simples momento de repouso.  Com o corpo relaxado e a musculatura em descanso, o organismo aproveita para repor as energias e desempenhar funções importantes para o perfeito equilíbrio físico e mental.

Uma boa noite de sono é fundamental para que possamos exercer nossas atividades diárias com saúde. Dormir bem ajuda a melhorar a qualidade de vida e até mesmo aumentar a longevidade. O sono revigora as células e ajuda a diminuir o estresse. Durante o período de sono ocorrem processos metabólicos vitais, como reorganização do sistema imunológico e metabólico, consolidação da memória, manutenção e liberação de hormônios importantes. Ao contrário do que muitos pensam, o sono não é um período passivo. Em determinados períodos a atividade cerebral é intensa.

As liberações hormonais começam já ao anoitecer, com a liberação de melatonina, responsável pela indução do sono. Mas é durante o sono profundo que ocorre a liberação do hormônio mais importante, o do crescimento (GH). É fundamental para o desenvolvimento das crianças e nos adultos, e responsável pelo ajuste metabólico do organismo.

Dormir mal ou dormir menos do que seu organismo precisa pode trazer diversos danos à saúde. Em curto prazo, a privação de sono pode provocar cansaço, irritabilidade, alterações de humor e dificuldade de concentração. Já em longo prazo, os danos vão desde falta de vigor físico, dificuldade de aprendizado ao comprometimento do sistema imunológico.

Uma das profissões mais estressantes é a de docente. O professor tem muitas atividades durante o dia e por isso recomenda-se que aproveite a noite para descansar, repor as energias para o dia seguinte, afinal os alunos merecem um professor descansado e bem humorado na sala de aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário