sábado, 18 de abril de 2015

SINDSEP APOIA A LUTA DOS PROFESSORES DO ESTADO DE PERNAMBUCO EM DEFESA DA LEI DO PISO DO MAGISTÉRIO


Os professores da rede estadual de ensino de Pernambuco estão em greve desde 10 de abril de 2015. As manifestações que acontecem em todo o Estado, tem o objetivo de sensibilizar o governo estadual no cumprimento da lei do piso dos professores.
Em Ouricuri, os professores também aderiram a greve e foram mais uma vez às ruas, na manhã desta sexta-feira (17), onde foi realizada uma passeata pelas principais avenidas da cidade. A concentração foi na Praça Frei Damião, em seguida o movimento saiu  pela Avenida Antônio Pedro da Silva, indo até o cruzamento com a Avenida Fernando Bezerra, onde um bom número de manifestantes decidiram parar o trânsito em todos os sentidos das avenidas. Muitos motoristas desceram dos seus veículos em apoio aos professores. A Polícia Militar também fez a segurança da manifestação. Depois de uma hora o trânsito foi liberado e os manifestantes continuaram a caminhada pela Avenida Antônio Pedro da Silva até a Praça Frei Damião. Durante todo o tempo os participantes se revezaram no microfone com discursos de apoio aos professores e criticando a decisão do governo estadual. Os manifestantes também gritavam palavras de ordem: "governador a culpa é sua, hoje a aula é na rua". Vale ressaltar o importante apoio dos estudantes nas manifestações de apoio aos professores, o que revela uma consciência crítica, politizada e insatisfeita com este modelo de educação.
A manifestação contou com total apoio do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SINDSEP) que representa os professores da rede municipal de ensino de Ouricuri que no ano de 2010 passou por situação semelhante. Naquele ano, o SINDSEP juntamente com os professores, promoveu grandes manifestações em defesa da lei do piso do magistério. O Governo da época havia implantado o piso para os professores de nível médio e congelado o PCCR (Plano de cargos, Carreiras e Remuneração). A categoria deflagrou a greve, que durou 15 dias e culminou com a vitória dos professores.

O SINTEPE afirma que o Projeto de Lei encaminhado no dia 11 de março para a Assembleia Legislativa do Estado (Alepe) pelo governador Paulo Câmara, em cumprimento à Lei do Piso Salarial Nacional do Ensino Básico (nº 11.738/08), não beneficia todos os professores do Estado. O PL reajusta o piso salarial dos professores da rede oficial de Pernambuco em 13,01%, no entanto, o aumento só contemplará os professores do chamado magistério, os profissionais que tem apenas nível médio. Somente 4.060 profissionais, ou seja, 10% da categoria, receberá o aumento. Os professores de nível superior tiveram reajuste de 0,89%. Na prática significa o congelamento do Plano de Carreira e desvalorização dos professores mais qualificados. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário