O mês de outubro ficou conhecido como “outubro rosa” pois são 31 dias de campanha de conscientização contra o câncer de mama e tem por objetivo alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância e a prevenção do diagnóstico do câncer.
Segundo levantamento do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, representa cerca de 25% dos casos a cada ano.
Só para este ano de 2016 são esperados 57.960 novos casos de câncer de mama.
E como forma de minimizar estes números foi criado um mês destinado a prevenção deste mal que assola mulheres de todo mundo.
São diversas campanhas, atividades, palestras e debates que tem como objetivo conscientizar as mulheres sobre o número da taxa de mortalidade crescente a cada novo ano, na maioria dos casos isso ocorre pelo diagnóstico tardio.
Para o Sindsep é fundamental promover estas atividades e campanhas de conscientização contra o câncer de mama pois é uma causa que o Sindicato “abraça” e entende a importância da luta de todas as mulheres que convivem com a doença.
Segundo dados do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), existem 2.507 mamógrafos em uso no SUS. O parâmetro é de um mamógrafo para cada 240 mil habitantes, portanto a necessidade corresponderia a 833 equipamentos.
A má distribuição destes equipamentos acaba agravando o número de mortes de mulheres que moram em estados, cidades ou bairros considerados periféricos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário