No dia 11/08/2022 o SINDSEP recebeu na Sede da Entidade Sindical os professores aposentados e os pensionistas de professores.
A reunião foi bastante proveitosa, onde foram discutidos assuntos de interesse dos inativos, como por exemplo a recente reforma da previdência municipal que taxará em 14% os que receberem acima de três salários mínimos. O desconto será realizado sobre o que exceder esse valor e começa a ser descontado a partir do mês de outubro/22 pelo FUNPREO.
O SINDSEP juntamente com os servidores travaram uma intensa luta na Câmara Municipal para amenizar os efeitos danosos da EC 103. Que permitia a taxação dos aposentados a partir de um salário mínimo quando o fundo previdenciário tem déficit atuarial. Por isso, consideramos que foi uma conquista a taxação a partir de três salários mínimos. Conseguimos ainda o acordo com o executivo de aumentar o desconto da contribuição patronal de 23% para 28%.
O encontro foi no Auditório do SINDSEP e estiveram presentes muitos professores aposentados e pensionistas de professores.
Foi uma rodada de conversas com a Diretoria debatendo diversos temas relacionados ao Fundo de Previdência Municipal-FUNPREO e a história luta do Sindicato para proteger os direitos previdenciários dos servidores. Inclusive com diversas denúncias ao TCE-PE e ao MPPE dos recorrentes atrasos no pagamento. Essas denúncias vem surtindo efeitos positivos e tem o objetivo de melhorar a saúde financeira do fundo previdenciário.
Entre os assuntos debatidos:
-Pedir agilidade no pagamento do retroativo referente a fevereiro a abril de 2022. A Diretoria disse que tem cobrando insistentemente e que o governo prometeu repassar o dinheiro para o FUNPREO cumprir com o pagamento em duas parcelas ainda no mês de agosto/22.
-A Diretória informou que tem buscado a Prefeitura constantemente cobrando calendário de pagamento dentro do mês para dá tranquilidade financeiras aos inativos, no entanto, alegam que a situação financeira do FUNPREO ainda não permite;
-Foi debatido também acerca dos Precatórios de FUNDEF e como se dará o rateio entre os professores. A Diretoria fez um breve relato da história da luta e que estava próximo de se resolver a questão. Disse que o governo deverá enviar o novo projeto ao legislativo na próxima semana e que já peticionou a liberação do precatório junto a justiça federal.
Os participantes ficam muito satisfeitos com a reunião e agradeceram ao SINDSEP pelo empenho, dedicação e luta pelos seus direitos.
Foi maravilhoso nosso encontro aposentados e diretoria sindical, que venha mas momentos como esse, parabéns pra nossos representantes que temos muito orgulho obg
ResponderExcluir