quinta-feira, 24 de agosto de 2017

PROPOSTA DA PREFEITURA DE PAGAR RETROATIVO SÓ PARA PROFESSOR É REPROVADA EM ASSEMBLEIA


O SINDSEP realizou na manhã desta quinta-feira(24) a 3ª Assembleia Geral Extraordinária para deliberar sobre o retroativo salarial dos servidores referente aos meses de janeiro a abril de 2017. 
Em maio o Governo Municipal reajustou os salários dos professores em 7,64% e dos demais servidores em 6,47% e passou a pagar os novos salários a partir de maio deste ano, ficando acertado que no mês de julho negociaríamos o pagamento do retroativo salarial de todos os servidores. Entretanto, a proposta apresentada pelo prefeito Ricardo Ramos somente contempla os professores, deixando de fora todos os outros servidores.
A proposta foi devidamente apresentada na assembleia. Segundo o documento o retroativo será pago apenas para os professores em quatro parcelas iguais nos meses de agosto, setembro, outubro e novembro de 2017.
Durante as discussões alguns servidores se posicionaram favoráveis à proposta, porém a maioria foi contra. Quando colocada em votação a grande maioria reprovou a proposta da prefeitura.
Foi aprovada então a contraproposta do SINDSEP de aceitar o parcelamento em quatro vezes desde que sejam contemplados todos os servidores e não somente os professores.
A Presidenta do SINDSEP Didi Ribeiro convocou nova assembleia extraordinária com todos os servidores para o dia 31 de agosto de 2017. Reafirmou o compromisso de lutar por todos os servidores e disse que será encaminhada a decisão da assembleia ao Prefeito e que a Diretoria solicitará reunião para continuar a negociação.
Por enquanto não tem nada decidido em relação a paralisação ou protesto, ou seja, estão suspensas tanto a parada do dia 31 de agosto quanto a manifestação do dia 7 de setembro. 
Foi retirado de pauta as deliberações sobre desfiliação da Força Sindical e filiação a CUT e também a escolha dos quatro representantes do Sindicato no Conselho de Educação.


Participaram da assembleia os advogados do SINDSEP Dr. Carlos Eduardo e Dr. João Paulo que afirmaram que não há ainda previsão para recebimento dos precatórios do FUNDEF. Segundo os advogados o processo está em fase de discussão de valores, que a prefeitura pediu a antecipação de pagamento de honorários advocatícios, porém o Governo Federal foi contra, alegando que esse dinheiro não pode ser usado para pagar advogado. Porém que o juiz da causa ainda não decidiu sobre essa questão de usar o dinheiro dos precatórios para pagar os advogados. 


O SINDSEP celebrou uma parceria com a Clínica Med Imagem que funciona ao lado da Prefeitura de Ouricuri, onde os servidores poderão requisitar o cartão diretamente na Med Imagem e ter acesso aos benefícios da parceria, que são descontos especiais em consultas e exames na clínica e descontos em farmácias credenciadas.


O SINDSEP tem uma parceria com o correspondentes bancários do Banco Santander que atendem os filiados na sede do próprio sindicato. Esse serviço agiliza a concessão dos empréstimos consignados dos servidores e diminuem a burocracia. Outro serviço oferecido é a compra das dívidas que os servidores possuem em outros bancos, flexibilizando o parcelamento e reduzindo juros.


A Presidenta do Sindicato dos Servidores Municipais de Araripina Viviane Souza participou da Assembleia do SINDSEP para denunciar o descaso do Governo Municipal de Araripina com o funcionalismo. A Presidenta afirmou que o prefeito persegue o sindicato, que não dialoga e nem responde aos ofícios. Disse que os servidores estão com salários atrasados, defasados e sem reajuste salarial.
Informou que o sindicato promoveu diversas manifestações e até mesmo greve geral, mas que o governo ignora. Falou que denunciou o caso às autoridades e que os servidores indignados com o descaso da prefeitura promoverão grande ato público no dia 20 de setembro e pediu o apoio do SINDSEP.
A Presidenta do SINDSEP Didi Ribeiro se solidarizou com os servidores de Araripina, elogiou a luta da diretoria do sindicato e se colocou à disposição, conformando a presença no protesto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário