quinta-feira, 14 de abril de 2011

SP: SERVIDOR GANHA DIREITO DE EXERCER MANDATO SINDICAL

SP: SERVIDOR GANHA DIREITO DE EXERCER MANDATO SINDICAL

O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Campo Limpo Paulista (SINDCAM), Daniel Alves da Silva, ganhou o direito de afastamento da função que ocupa na prefeitura municipal para exercer o cargo de presidente no Sindicato. A Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) foi movida pela Federação dos Funcionários Públicos Municipais do Estado de São Paulo (FUPESP), no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP).

A FUPESP informa que entrou com a ADIN no TJSP alegando inconstitucionalidade por omissão do Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Campo Limpo Paulista. “O servidor foi eleito presidente e, por isso, tem o direito de se afastar da prefeitura para presidir o sindicato”, alega o assessor jurídico da Federação, Dr. Alysson Morais Batista Sena. O TJ determinou que o prefeito suprisse a omissão da lei para garantir o afastamento.

O presidente, já em exercício, Daniel Alves, confirma a existência de norma na lei orgânica municipal que permitia a diretoria o afastamento para o cumprimento de mandato sindical e, com as mudanças de mandatos dos governantes municipais, a garantia foi revogada. As leis municipais não podem superar a federal nem estadual. Com isso, contou com o apoio de todas as forças como a Nova Central, CSPB e Fupesp para prevalecer e valer a lei, além de servir como exemplo para os municípios menos favorecidos.

“Só estamos reivindicando direitos garantidos pela Constituição do Estado de São Paulo, infelizmente a falta de conhecimento de alguns prefeitos causa esse tipo de constrangimento no servidor público, mas já estamos acostumados”, disse o presidente da FUPESP, Dr. Damázio Sena.

Para o Presidente da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB), João Domingos Gomes dos Santos, a resposta da Federação ao ganhar a ação é um exemplo para todo o país. “A situação que viveu o companheiro Daniel Alves não é a única no país, por isso é interessante que outras entidades conheçam o caminho percorrido pela FUPESP, para que desmandos de autoridades sejam reavaliadas”, disse Domingos.

Afastamento

Para poder cumprir o mandato sindical, Daniel Alves, pediu a licença à prefeitura para tratar de interesses pessoais por dois anos e, sem remuneração, com o efeito de causa ganha passa, agora, a contar com afastamento remunerado para o exercício do mandato classista.

O próximo passo é ingressar com outra Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), para pedir o afastamento de toda a diretoria do sindicato dos respectivos cargos desempenhados por eles. “Eu, presidente, já estou afastado. Agora vamos pleitear o afastamento de toda a diretoria”, afirmou.

SECOM - FUPESP com Dr. Alysson Morais


URL for news «SP: SERVIDOR GANHA DIREITO DE EXERCER MANDATO SINDICAL»
  -
http://www.cspb.org.br/index.php?2011/04/05/servidor-ganha-direito-de-exercer-mandato-sindical.html?2011/04/05/servidor-ganha-direito-de-exercer-mandato-sindical.phtml
«PORTAL DA CSPB»
  -
http://www.cspb.org.br/index.php

Um comentário:

  1. BOM DIA, SENHOR PRESIDENTE,DIRETORIA DE CONVENIO EM BENEFICIOS

    FORNEÇA A SEUS ASSOCIADOS O BENEFICIO CLUB DE FERIAS EM LAZER E CULTURA
    SAO 1600 LOCAIS EM LAZER , INCLUSIVE TEATROS E OUTROS BENEFICIOS
    O CONVENIO E GRATUITO E O ASSOCIADO SO PAGA O MINIMO E QUANDO USA, DESDE QUE EM DIA COM SUA CONTRIBUIÇAO JUNTO

    A VOSSA ENTIDADE.

    O CONTRATO DE CONVENIO CONSTA NO SITE WWW.CLUBDEFERIAS.COM.BR

    ATUALMENTE ATENDEMOS A MAIS DE 25000 ENTIDADES EM TODO O PAIS PUBLICO ATENDIDO PELO CLUB DE FERIAS: SOMENTE ASSOCIADOS DE SINDICATOS,ASSOCIAÇÕES,GREMIOS,COOPERATIVAS E CDLS.

    ATENTAMENTE,



    PATRICIA MARQUES-MARKETING

    11 3101-4002/3101-5855/2854-6300

    ResponderExcluir